quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Semana Divas: Coco Chanel

Coco Chanel imortalizou o uso das pérolas ao aparecer certa vez com um colar de dez voltas e um sweater preto. Deste dia em diante qualquer mulher que usasse um par de brincos, uma pulseira, colar ou anel com pérolas estaria pronta para encarar com feminilidade qualquer tipo de modismo.


Gabrielle Bonheur Chanel, (Saumur, 19 de agosto de 1883 - Paris, 10 de janeiro de 1971), mais conhecida como Coco Chanel, foi uma importante estilista francesa. Suas criações influenciaram a moda mundial. É a fundadora da empresa
de vestuário Chanel S.A.
Por volta de 1910, na capital parisiense, Coco conheceu o grande amor da sua vida: o milionário inglês Arthur Capel.
Capel ajudou-a a abrir a sua primeira loja de chapéus. A loja Chanel iria tornar-se num sucesso e apareceria nas revistas de moda mais famosas de Paris.
 Com este relacionamento, Chanel aprendeu a frequentar o meio sofisticado da Cidade Luz. Capel meses mais tarde morreu num desastre de carro. Com este desgosto, Chanel abriu a primeira casa de costura, comercializando também chapéus.
 Nessa mesma casa, começou a vender roupas desportivas para ir à praia e para montar a cavalo. Pioneira, também inventou as primeiras calças femininas.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Chanel fechou a casa e envolveu-se romanticamente com um oficial alemão. Reabriu-a em 1954.

 No final da guerra, os franceses conceituaram este romance mal e deixaram de frequentar a sua casa. Nesta década, Chanel teve portanto dificuldades financeiras. Para manter a casa aberta, Chanel começou a vender suas roupas
para o outro lado do Atlântico, passando a residir na Suíça. Devido à morte do ex-presidente norte-americano John Kennedy e à admiração da ex-primeira-dama Jackie Kennedy por Chanel, ela começou a aparecer nas revistas de moda
com a criação dos seus tailleurs (casacos, fato e sapatos). Depois voltou a residir na França.

Faleceu no Hôtel Ritz Paris em 1971, onde viveu por anos. O seu funeral foi assistido por centenas de pessoas que levaram as suas roupas em sinal de homenagem.[4] O filme Coco antes de chanel retrata a biografia da estilista, 
com a atriz francesa Audrey Tautou interpretando Gabrielle Chanel.
Nazismo:
O começo da relação da Chanel com o Nazismo tem inicio em 1940, quando o seu sobrinho André Palasse foi capturado e mantido como prisioneiro em um campo de concentração alemão. Para libertá-lo ela cooperou com a Abwehr, organização da inteligência alemã. Nesse período ela manteve uma relação de quatro anos com o oficial alemão Dincklage ou Spatz (“pardal”, em alemão). Com isso, a Abwehr (inteligência alemã) inscreveu Gabrielle Chanel em seus registros de Berlim como Agente F-7124 com o codinome Westminster.
Perfume:
O perfume coco chanel recebe o nome de número 5 por ser o número preferido da estilista.




Fica a nossa homenagem a essa grande diva, que revolucionou a moda feminina, a deixando muito mais confortável e glamourosa, além de provar que as mulheres são fortes, inteligentes e femininas ao mesmo tempo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário