terça-feira, 25 de setembro de 2012

Surgimento do Jeans

O Jeans foi fabricado pela primeira vez  em Nimes na França, mas ficou popularizado na indústria têxtil de Maryland, na Nova Inglaterra, em 1792, o uso desse tecido de algodão sarjado, que chamaram de denim por ser fabricado com as mesmas características do pano que se fazia em Nimes. Por ser um tecido que não merecia grandes cuidados e era durável, no início ele era destinado a roupas para o trabalho no campo e também para os mineiros de ouro na Califórnia. O jeans que conhecemos hoje macio , só ficou assim muito tempo depois que começou a ser fabricado, quando descobriram  que  lavando as peças  com pedras o tecido ficava mais macio e flexível . 

O que podemos chamar de verdadeiro jeans é o de coloração azul, que veio com Levi Strauss decidiu tingir as peças com o corante de uma planta chamada Indigus, dando a cor pela qual o jeans é hoje conhecido. 

As calças Jeans surgiram:
Com uma experiência de Levi Strauss que confeccionou duas ou três calças reforçadas com a lona que possuía, deu-as aos mineradores e o sucesso foi imediato. Altamente resistente, as calças não estragaram com facilidade. Estava criado o jeanswear, o estilo reforçado de confecção, o qual foi originalmente destinado a roupas de trabalho.
A partir de então, cada vez mais os trabalhadores utilizavam o jeans para exercer suas tarefas mais árduas e de exigência física. Entretanto, o jeans só passou a ser utilizado no dia-a-dia, já no século XX.
O primeiro estilista a colocar os jeans na passarela foi Calvin Klein já na década de 1970. 
Podemos considerar que o grande feito do jeans foi a inclusão social do produto, tanto um simples operário quanto pessoas ricas usufruem do tecido azul. O jeans ganhou outra conotação quando dentro de sua composição foi adicionado o elastano, assim dando o caimento perfeito tão desejado pelas mulheres. E depois a inclusão do algodão com o poliéster e o elastano adicionando à praticidade do jeans o brilho do poliester e o caimento perfeito do elastano.

Que gerou uma verdadeira  revolução na moda, desafiando os códigos do vestir, invertendo a pirâmide mimética  e abrindo caminho à moda unissex. As calças, que inicialmente eram utilizadas por marinheiros e mineiros, chegaram às “festas da alta-sociedade”, invadindo o jet set e conquistando espaço nas revistas de moda e celebridades
Hoje em dia o jeans não é apenas matéria prima de calças,mas tbm de vestidos, saias,blusas, casacos, bolsas,sapatos  virando uma peça básica e necessária no guarda roupa de qualquer pessoa. O bom do jeans que são versáteis e vestem bem, e são peças básicas  e além é claro de ser confortável e de fácil combinação.

Veja algumas imagens da evolução das calças jeans:

 Fabrica -Levi Strauss em 1940




Fontes:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mulher-historia-do-jeans/historia-do-jens.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jeans
http://tribojeans.blogspot.com.br/2008/08/hitria-da-cala-jeans-os-pioneiros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário