domingo, 14 de outubro de 2012

História do Surgimento dos Saltos Altos



Não se sabe ao certo quando surgiu  os saltos altos, mas os primeiros modelos encontrados foram em  uma tumba do Antigo Egito e datam do ano 1000 AC. Supõem  se que eram usados ​​principalmente pelas classes mais altas, para caracterizar a alta posição social de quem lhe utilizava.

Na Grécia e Roma antigas, sandálias plataforma chamada kothorni, mais tarde conhecido como coturnos na Renascença, eram sapatos com solas de madeira de alta ou de cortiça que eram populares particularmente entre os atores que iria usar sapatos de alturas diferentes para indicar diferentes status social ou a importância das personagens. Na Roma antiga, o comércio do sexo era legal, e prostitutas eram facilmente identificados por seus saltos altos.

Na idade média surgiu um tipo de sapato de solado de madeira, sendo ele o percursor do salto alto, e era usando tantos por mulheres e por homens. 

Em seguida,surge  os chopines  que eram sapatos plataforma que foram criados na Turquia, por volta de 1400, espalhou-se por toda a Europa eram usados apenas por  mulheres.

 Os venezianos transformaram os chopines , dando-lhe mais riqueza e luxo, tanto em seu material, quanto no seu uso. os Chopines variavam seu tamanho de salto que eram entre  7 a 8 cm  ou até 30 cm, exigindo as mulheres a usar bengalas ou servos para ajudá-los a pé.

 Outro percursor do salto alto que também surgiu na idade média foi  os Patten.
 Os patten era feitos com solas de madeira, e na época consideravam  um sapato frágil e caro para mantê-los fora da lama e detritos outra rua ao andar ao ar livre, era usado por homens e mulheres.
 A história dos saltos altos deu um up com  Catherine de Médicis, em 1533, ela casou-se com Henri II da França, de altura muito inferior a sua. Então ela  pediu que fabricassem  calçados sob medida com um grande salto. A ideia dela  tornou-se moda por alguns séculos.
Em 1660, Louis XIV assumiu a moda, ele tinha uma coleção enorme de saltos altos de dar inveja a qualquer admiradora de sapatos altos. Os sapatos da coleção dele eram feitos pelo sapateiro Nicholas Lestage que os fabricava sob medida e com o salto vermelho. Toda a corte o imitou, usando saltos tão altos que os cortesões tinham necessidade de cetros para se locomover.
A chegada da revolução colocou todos em igualdade por um tempo, já que os saltos estavam associados à nobreza, inimiga número um, mas reapareceram no final do século XIX .
 
sapatos da Maria Antonieta

Início do século XX levou o salto direto aos domínios da moda. 

No início dos anos 20, o salto era bem discreto e raramente ultrapassando os 6cm. 

Na segunda guerra mundial estiveram ameaçados em decorrência da escassez do couro e foram substituídos por saltos de madeira.
Na década de 70 as plataformas voltara com tudo, e bem extravagantes principalmente as botas de cano alto, que tinham designs psicodélicos, mas essas tendencia não durou muito tempo.
Nos anos 80, os saltos altos simbolizavam glamour e extravagância. O salto que ficou bastante popular entre as executivas foi salto stiletto, pois o salto projetava ao look  uma imagem de eficiência e de autoridade. 


Na última década do século XX, as plataformas reapareceram pelas mãos de Vivienne Westwood e Jean-Paul Gaultier. 

Nos anos 90,  os estilistas de calçados femininos passaram a ser estrelas do mundo fashion, com Manolo Blahnik.




Na atualidade, há uma infinidade de modelos, saltos e design.



Fontes:http://www.salto15.com.br/historia-dos-saltos-altos.php
http://www.puretrend.com.br/secao/fresquinhas_r11/conheca-a-historia-dos-saltos-altos-e-como-comecou-esta-mania_a1688/1#scrolldown
http://www.mulherdigital.com/sapato-historia-dos-saltos/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salto-alto

Nenhum comentário:

Postar um comentário